Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

6 sinais que mostram que você está psicologicamente exausto

Não é incomum ter uma rotina bastante agitada, mas se você não abre mão de algumas atividades estressantes para se dedicar ao lazer, com certeza sobrecarregará sua mente.

Trabalhar em atividades que exigem esforço físico é, com certeza, cansativo, porém, o maior cansaço é o emocional. E se você possui baixos níveis de serotonina, não conseguirá lidar muito bem com situações estressantes e traumáticas.

Como resultado, poderá ficar deprimido ou psicologicamente exausto. Para não correr o risco de sobrecarregar sua mente e acabar com uma forte depressão, identifique os sinais que o seu corpo e a sua mente dão.

 

Sinais de que sua mente e seu psicológico estão sobrecarregados

Para reconhecer os sinais de que está psicologicamente exausto, você deve se atentar a alguns alertas. Entre eles:

1. Desmotivação

 

Estar desmotivado faz parte do esgotamento mental, e uma das razões porque isso ocorre é a exaustão. Imagine um corredor que acaba de correr uma maratona, ao final, estará tão exausto que não vai querer correr novamente. Dessa forma funciona a nossa mente que, ao estar cansada, fica desmotivada. Na maioria dos casos de exaustão mental, a pessoa fica depressiva, ou seja, perde o interesse até mesmo por atividades que gostava.

2. Insônia

O transtorno do sono está diretamente ligado ao esgotamento mental e emocional, por sua vez, depressão. Uma pessoa deprimida e emocionalmente exausta aponta o sono perturbado como um primeiro sinal. Porém, se você dorme demais, também pode ser sinal de que está psicologicamente exausto.

3. Irritabilidade

Depressão, irritabilidade e exaustão mental são sintomas atrelados um ao outro. Se o estresse faz parte da sua vida e você fica irritado quando algo pequeno ocorre, saiba que isso é resultante de algum evento traumático e muito estressante. Ao associá-lo com situações do cotidiano, você acaba por sentir o mesmo grau de irritabilidade, tornando você mentalmente exausto.

4. Tristeza

Pessoas que estão psicologicamente exaustas não conseguem lidar com situações estressantes e acabam ficando deprimidas, tristes. Ao estar mentalmente exausto, sua mente fica mais acelerada fazendo com que você tente diminuir esse ritmo. Porém, o esforço é inútil, já que seus níveis de serotonina estão baixos, resultando em extrema tristeza.

5. Perda de apetite

Estar com baixo nível de serotonina prejudica o funcionamento do corpo todo, inclusive afeta as produções de neurotransmissores e hormônios, fazendo com que se perca o apetite. A leptina e a grelina são essenciais para regular o apetite, e quando os níveis sanguíneos de leptina estão altos, ocorre a redução do apetite. Porém, se a grelina está com nível alto, você sentirá mais fome.

6. Concentração interior

Estar psicologicamente exausto faz com que você se concentre para dentro, ou seja, tudo será sobre você, mesmo que não o seja. Isso faz com que você se isole de todos, aumentando o nível de depressão, já que o contrário é que deveria ser praticado, ou seja, a interação social é o melhor remédio.

Como tratar o esgotamento psicológico?

Para tratar o esgotamento psicológico você pode adotar muitas práticas, como:

- Praticar esportes ou exercícios físicos. 

- Fazer meditação. 

- Conversar mais com os amigos, familiares ou até terapeuta. 

- Sair com os amigos. 

- Fazer massagens para aliviar o estresse. 

- Fazer programas em família. 

- Dançar. 

- Fazer compras. 

- Cuidar da beleza.

Caso você sofra com a falta de motivação, tente enxergar além do que você sente e ver que precisa adotar essas práticas para se libertar. Vá com calma e logo você já sentirá os bons resultados.

Fontes: PlanodeSaudeNota10 e Tua Saúde. 


Artigo escrito por Andreia Silveira do site PlanodeSaudeNota10.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.