Compartilhar

por Elisabeth Cavalcante

A astrologia e a saúde - Parte 7

A Sexta Casa é a saúde

Áries na sexta casa

Quando Áries governa a sexta casa, as reservas de energia são grandes e o estado natural da saúde é vibrante. O exercício físico é uma atividade essencial para quem tem Áries nessa posição. Sem muita atividade física, você pode ficar predisposta a dores de cabeça, cortes, queimaduras, acidentes ou lesões. Os esportes e as situações competitivas mantêm a disposição e o sangue circulando com continuidade pelo sistema. O exercício físico não só possibilita ao sistema absorver quantidades maiores de oxigênio, pois alimenta tanto o sistema vascular como o nervoso, como também estimula a liberação de endorfinas na corrente sanguínea até chegar ao cérebro. As endorfinas funcionam como um estimulante natural, ou vitamina, para ativar funções cerebrais importantes.

Ao escolher o trabalho cotidiano, a pessoa com Áries na sexta casa pode gravitar naturalmente em torno das atividades que utilizam um alto nível de energia. O atletismo, a dança ou qualquer outra situação competitiva são escoadouros naturais para alguém com grande capacidade marcial na área da saúde e do trabalho. Como a inércia é a antítese do tipo de energia de Marte (planeta regente de Áries), se uma situação profissional for sedentária, fácil ou estática demais, você ficará com uma energia de reserva que poderá tornar-se prejudicial ao seu bem-estar físico.

O melhor tipo de ocupação para alguém com Áries na sexta casa, da saúde, é se encontrar num campo onde possa liderar, dar início a atividades ou planos. Você fica energizada quando atua como uma pioneira ou abre alas para os outros. Precisa de um bom desafio ou de uma boa luta para sentir-se realmente saudável. Como Marte rege os metais, toda atividade envolvendo o uso de metais harmoniza-se com a energia marcial: criar jóias ou levantar pesos, não importa, o esforço e a consequente resistência do objeto fortalecem suja vitalidade.

Touro na sexta casa

Quando Touro rege a sexta casa, Vênus, regente do signo, descreve as formas de trabalho e saúde. Como as atividades prazerosas estimulam a sensação de bem-estar na pessoa que tem Vênus nessa casa, toda atividade ligada à arte ou à beleza, à consciência ou às funções sociais ajuda a mantê-la saudável, cheia de vida e harmoniosa.

A pessoa com este signo na sexta casa precisa de harmonia e beleza em seu ambiente de trabalho para poder dar o melhor de si; precisa de um sentimento de camaradagem com seus colegas e de uma relação profissional agradável. Como Touro rege a garganta e a laringe, se usa a voz para expressar sua boa vontade e exuberância contagiosa, a pessoa estimula todo o corpo com essa vibração sonora e, é provável, mantém-se saudável e feliz. A felicidade, o prazer e a alegria que voltam para ela em decorrência de seus esforços geram uma sensação ainda maior de bem-estar.

A auto complacência resultante das decepções é o traço negativo que pode levar a pessoa à tentação de consumir comidas e bebidas condimentadas demais para uma assimilação fácil. Falar em público através de qualquer atividade relacionada à oratória, como o jornalismo, o ensino, a realização de palestras, cantar e trabalhar com vendas, são saídas profissionais produtivas para pessoas com Touro na sexta casa.

Gêmeos na sexta casa

Quando Gêmeos está na sexta casa, a pessoa tem ascendente em Capricórnio. A energia geminiana esta ligada às partes pares do corpo, principalmente braços, pulmões, olhos, orelhas e as duas metades do cérebro. Mercúrio, o regente de Gêmeos, descreve a capacidade de ir e vir do hemisfério esquerdo para o direito (ou seja, dos fatos para os conceitos) a fim de descobrir o equilíbrio desse sistema.

O uso da inteligência é importantíssimo para uma pessoa com esse signo na sexta casa. Você precisa de uma ocupação mentalmente estimulante, senão o tédio se manifesta numa disfunção física relacionada com a mente ou as partes pares do corpo. O trabalho relacionado com o processo de análise das situações que resulta numa tomada de decisão é benéfico para a sensação geral de bem estar. Toda situação profissional que incorpora a necessidade de examinar os dois lados da moeda o estimula mentalmente.

Nascido com mente curiosa e facilidade para pensar, pode beneficiar-se tendo dois trabalhos ao mesmo tempo, ou com duas facetas de uma questão para resolver. A preservação de sua saúde depende também da capacidade de introduzir ideias e formas de pensar novas e excitantes em seu trabalho.

Como Saturno rege o ascendente quando Gêmeos está na sexta casa, as ocupações que requerem menos energia física e mais energia mental são mais adequadas para o sistema físico em geral. É necessário oxigênio para alimentar o sistema nervoso e, desse modo, o cérebro, prevenindo a estagnação mental. Como os pulmões são um dos órgãos parte do corpo que podem sofrer com a negligência, as doenças associadas aos pulmões ou uma certa fraqueza nos braços podem ser sintomas de estagnação mental, que se deve a falta de combustível - ou oxigênio - entrando no cérebro e uma rigidez corporal pode ser devida a uma falta de respiração adequada.

Quando a restrição respiratória se torna crônica, o diafragma começa a enfraquecer e passa a chocar-se com alguma parte da caixa torácica, em vez de subir até o ponto mais alto dentro do peito. A essa altura a restrição respiratória intensifica-se, pois o diafragma não consegue subir até a posição certa, e transforma-se em desordem respiratória, chegando a causar dores na parte inferior das costas e até escoliose (curvatura da coluna). A respiração correta e importante para todos, no entanto, é em especial indicada quando Saturno se relaciona com o ascendente. Os exercícios de ioga são os mais indicados para este caso, já que priorizam a respiração correta.

Confira também:

Compartilhar

Elisabeth Cavalcante

+ artigos

Astróloga, taróloga e terapeuta floral.