Compartilhar

por Elisabeth Cavalcante

A astrologia e a saúde

Conhecer um pouco mais sobre o nosso Mapa Astral pode revelar muito sobre o que se passa no nosso lado emocional e espiritual, mas sabia que a Astrologia também traz informações importantíssimas sobre o bem-estar e saúde do seu corpo?

Em primeiro lugar precisamos conceituar o que é saúde. Para a medicina tradicional, saúde relaciona-se fundamentalmente com o bem-estar físico. Para os médicos a evidência da saúde é algo concreto, que pode ser verificado através da observação da energia e disposição geral do indivíduo, bem como do funcionamento razoavelmente adequado de todas as partes do corpo.

Sob a ótica do conhecimento esotérico o conceito de saúde é muito mais amplo e é este conceito com o qual a astrologia trabalha. A verdadeira saúde significa estar em equilíbrio em diferentes níveis, isto é, a constituição humana incorpora muitas camadas de energia, a maioria delas invisível ao olho humano e ao microscópio. De acordo com este conhecimento, o homem é formado por um corpo físico, de matéria densa, um corpo mental, um corpo emocional e um corpo espiritual, os três últimos são formados por energias percebidas por outros canais que não os cinco sentidos físicos.

Os médicos se esforçam para curar as doenças do corpo físico. Os psiquiatras e psicólogos lidam com a saúde da mente, ou do corpo mental, e a saúde do corpo emocional, já os sacerdotes e conselheiros espirituais tratam da parte espiritual do homem, lidando inconscientemente com o corpo espiritual. Vamos investigar por que as pessoas adoecem?

Aposte no Tarot da Saúde para cuidar mais de si

Responder esta pergunta não é simples. A doença é sempre uma manifestação externa de algo que existe em alguma parte de todo este complexo que é o ser humano. Na realidade, a doença desempenha um papel muito mais importante do que aparenta à primeira vista. Muitas vezes ela surge como a única forma de fazer com que a pessoa tome consciência de sua vida espiritual ou da necessidade de autoconhecimento psicológico e interior. São as situações difíceis as responsáveis por fazer as pessoas olharem a vida sob outro ângulo.

Um dos instrumentos que temos à nossa disposição para entendermos o funcionamento de nosso sistema físico é o mapa astrológico. Um estudo abrangente da carta natal de um indivíduo é um ótimo caminho para descobrirmos quando e como a doença pode atacar, e até mesmo detectar os motivos de sua ocorrência. A carta astrológica pode descrever, por exemplo, os diferentes tipos de energia que a pessoa tem à sua disposição em momentos específicos da vida. Pode indicar também qual a melhor forma de utilizar estas energias. 

Papéis de estudos astrológicos.

A Astrologia pode ajudar a medicina tradicional ou qualquer outro método de cura. Hipócrates, o patrono da medicina, costumava aconselhar todos os médicos a terem bons conhecimentos de astrologia. Pode haver razões cármicas para uma doença na vida atual. A doença pode ser a única forma de chamar a atenção da pessoa para que ela enfrente o gostaria de ignorar. Em termos ideais, a condição física de cada um de nós reflete o estado interior do nosso ser. Entretanto, a pessoa comum que trabalha muito sob pressão e tensão, pode achar difícil, se não impossível, manter o estado mental ideal para criar as condições que produzem equilíbrio interior necessário à sua saúde plena.

É necessária muita motivação, concentração e determinação para operar o tempo todo no nível de consciência adequado. Porém, com a consciência, que muitas vezes nasce da necessidade, é possível corrigir e curar perturbações no plano etéreo, antes delas passarem por todo o sistema e se manifestarem no corpo físico.

Assim como é importante liberar as reações emocionais desagradáveis antes da hora de dormir para que a capacidade degenerativa do trauma, do sofrimento e da tristeza se descarregue e um novo dia de felicidade possa ser vivido com plenitude, é também importante liberar uma vida de traumas antes da morte para que uma nova vida possa começar com alegria e maior possibilidade de realização. Embora com a morte deixemos para trás o veículo físico, podemos trazer conosco cargas emocionais, mentais e espirituais, a menos que primeiro nos libertemos delas. Essas condições podem manifestar-se na nova vida como problemas físicos já no nascimento.

O código genético herdado dos pais pode esclarecer o motivo de muitos problemas físicos, porém, a pergunta sem resposta é por que, numa família, uma pessoa e não outra com a mesma predisposição genética, é tocada pelo dedo do destino e obrigada a passar a vida toda com um defeito? Muitas fraquezas herdadas pelo sistema físico podem remontar a incapacidades ou acidentes de vidas passadas. Isto fica evidente durante as sessões de regressão a vidas passadas, onde uma predisposição a certos problemas de saúde pode ser revelada com clareza.

As pessoas aprendem muito sobre sua constituição física e podem chegar a uma nova compreensão de seus problemas de saúde ao reconhecer as condições do passado que levaram às condições físicas desta vida. Uma carta astrológica personalizada pode indicar com muita precisão quais podem ter sido essas condições de vida passada.

A aura e o corpo sutil ou elétrico

A constituição do homem é muito mais complexa do que costuma admitir, embora os cientistas estejam começando agora a suspeitar da verdadeira natureza da constituição humana. Um fator desconhecida da classe médica em geral é a existência de um campo de energia, ou aura, que envolve o corpo e reflete com clareza do grau de saúde do sistema físico. Quando uma pessoa está com boa saúde, as cores da aura são brilhantes e claras. As mudanças na cor da aura, ou a turvação dessas cores, podem indicar problemas de saúde iminentes. Muitos médiuns e pessoas sensitivas conseguem ver a aura. A maioria dos seres humanos pode desenvolver a capacidade de ver auras através de exercícios específicos.

A constituição do homem

Saúde vibrante, mais do que qualquer outra coisa, parece depender de um fluxo dinâmico de energia por todo o sistema. Quando a doença ocorre, como conseqüência da interrupção desse fluxo, muitos clínicos tratam apenas os sintomas, pois para os médicos e clínicos em geral, é natural aplicar sua própria especialidade àquela situação, mas às vezes aquelas abordagens individualizadas podem estar em conflito entre si. Se um médico, um terapeuta ou um curandeiro não consideram as outras partes do corpo que podem estar afetadas, ou outros tratamentos que podem ser administrados, outras complicações podem desenvolver-se, e a verdadeira cura pode não ocorrer. Embora a falta dessa abordagem holística possa acontecer em decorrência da falta de tempo, muitas vezes ela se deve a falta de compreensão da verdadeira constituição humana.

É essencial considerarmos o sistema energético do homem de um ponto de vista esotérico. Uma visão microcósmica ou limitadas proporciona, como seria de se esperar, um quadro completamente diferente de uma visão macrocósmica, mais abrangente. Como a ciência lida com que pode ser medido, analisado, dissecado, a abordagem cientifica ou médica da cura é necessariamente limitada. Muitos dos fatores invisíveis podem ter uma influência tremenda na energia e na vitalidade física do homem. Há um grande número de planos de consciência e corpos ou veículos inter-relacionados que constituem a estrutura subatômica do sistema humano. Todas as informações e ensinamentos esotéricos surgidos do que poderíamos chamar de escolas de sabedoria parecem ter correspondências em sua interpretação desses diversos planos, corpos e estruturas materiais.

Os chacras

O sistema elétrico do corpo, chamado de conjunto de meridianos, percorre o sistema etéreo e corresponde ao sistema nervoso do corpo físico. Tem pontos de ligação específicos que são como os interruptores de eletricidade numa casa. Os interrruptores permitem a restauração da corrente em caso de falta de energia ou de um outro problema qualquer. Os pontos de ligação do sistema físico etéreo são os pontos de acupuntura utilizados pelas técnicas médicas orientais. No mundo ocidental, a classe médica tem ignorado a função e até a existência dessa rede de alta tensão do corpo, que se relaciona e determina a condição dos nervos e do sistema nervoso do organismo.

Mulher segura pedras representativas dos chakras.

Os chacras são carregados e recarregados por meio de um contato automático com a corrente de energia cósmica da atmosfera, assim como as casas e os edifícios são ligados a um centro de energia da cidade. Essa energia cósmica, chamada de prana, é infinita e está disponível para todos nós, a menos que haja alguma restrição na atmosfera ou no corpo físico denso que impeça seu fluxo natural pelo sistema. Se a rede está em boas condições e não há fatores restritivos evidentes, o sistema físico pode abastecer-se nesse nível elevado de energia, e as baterias, ou o sistema de chacras, continuam seu trabalho de distribuir a energia e o combustível de alto nível pelo corpo, assegurando sempre uma boa saúde.

Os chacras localizam-se no centro do corpo (como na foto), um sobre o outro. Cada chacra relaciona-se a um órgão ou função do corpo, vibra com uma cor específica e pode ser descrito por um símbolo astrológico. O nível de energia e vibração de cada chacra relaciona-se também com o nível de consciência dos sete corpos.

Os sete corpos

O ser humano tem sete corpos, ou veículos, que correspondem a sete diferentes níveis de percepção e consciência. Cada veículo é composto de um grau cada vez menor de densidade e substância, sendo o corpo físico o mais denso de todos. Uma pessoa pode não ter problemas físicos e sofrer no plano emocional. Outra pode não ter problemas emocionais ou mentais, mas sua forma física pode ser deficiente. Muita gente que atua bem no plano intelectual ou mental pode não ter uma forma física bem desenvolvida, e muitos indivíduos atléticos com uma forma física invejável não se interessam por muita atividade mental.

Os chacras, localizados no corpo esotérico do homem, são os controles de cada veículo. Esses controles são interligados e situam-se no veículo central, o físico. Portanto, o operador de todos esses veículos (a consciência) pode colocar-se no lugar do motorista do veículo de mental pesado (o corpo que nós, de forma consciente ou inconsciente operamos quando estamos na Terra) e assumir o controle de todos os veículos que flutuam sobre o solo.

Os meios de elevação artificial como as drogas ou o álcool não trazem o equilíbrio necessário para a integração total. A prática da meditação é essencial na tentativa de estabelecer contato com os planos superiores da consciência, pois desloca a atenção para os veículos mais leves, elevando-os, e permite que a atração gravitacional dos caminhos inferiores seja purificada, trazendo um alinhamento melhor com a energia superior. Quando a energia superior percorre todos os sistemas e veículos da consciência, fica mais fácil dirigir todos esses veículos ao mesmo tempo e perceber a Unidade.

Os sete planos da existência

Os sete planos da existência são: o plano físico, o plano astral também descrito como plano psíquico ou emocional inferior, o plano mental, o plano intuitivo, o plano espiritual, o plano monádico e o plano divino.

O plano físico incorpora aquelas partes do corpo que podem ser vistas tanto a olho nu quanto num microscópio.

O plano astral é o plano da consciência regido por nossa natureza inferior. A vida experimentada nesse plano é governada pelas emoções e pela gratificação exclusiva dos desejos do ego. O perigo que existe nesse plano é o da possessão por espíritos desencarnados do astral inferior. Quando as energias superiores penetram o sistema, purificam-no e impedem a invasão de qualquer influência estranha. Mas este plano também tem um lado positivo, o astral superior, que engloba sentimentos de um estado emocional mais elevado, como o amor romântico. Mas a polarização, ou seja, a vida experimentada apenas nesse nível pode levar a pessoa a ser totalmente controlada e governada por suas paixões.

No terceiro plano, o mental, todas as experiências são processadas no lado esquerdo do cérebro. A pessoa que vive apenas nesse plano é racional, pode ser cética ou dependente apenas do que pode ser visto, analisado e medido. O quarto plano é o plano intuitivo ou mental superior, e é o primeiro a se relacionar com a consciência superior, isto é, a consciência de energias superiores que não podem ser medidas, tocadas, sentidas ou vistas. É nesse plano que os processos de pensamento abstrato começam a funcionar. A vida nesse plano produz indivíduos visionários e idealistas e grandes pensadores. Aí se incluem pessoas místicas, assim como artistas, músicos e indivíduos muito criativos.

O plano espiritual é o quinto plano da existência. Esse estado às vezes é alcançado de forma inesperada em momentos de verdadeiro êxtase espiritual. Esse é o plano em que a vontade espiritual começa a surgir, acabando por substituir a força de vontade ou a vontade inferior que diz: eu quero o que quero quando eu quero. O desenvolvimento consciente desse plano acaba possibilitando para a pessoa, a fusão da sua consciência com o sexto plano de abstração ou plano espiritual superior. O sexto plano é chamado de monádico. A existência nesse plano não implica obrigatoriamente a necessidade de um corpo físico. Alguns avatares, santos e sábios atingiram este plano quando ainda estavam num corpo físico, mas são relativamente poucos. O consumo de alimentos é quase desnecessário nesse estágio da consciência, pois o alimento apenas polui a delicadeza do sistema. A fala também é desnecessária. A essa altura, as informações e os ensinamentos são transmitidos por via telepática. O estágio monádico representa a vida experimentada em sintonia absoluta com a vontade divina. É a transcendência que todos os iogues buscam e apenas alguns conseguem.

O plano final é o divino. Também chamado de plano átmico, é o plano do espírito. É indiferenciado, cósmico e fundido com a consciência monádica. É impossível dizer muita coisa sobre esse estágio da consciência, a menos que se tenha chegado a esse plano de unidade. A vida é uma luta constante para integrar e equilibrar a expressão de muitos planos da existência. Enquanto vivemos no mundo físico, o interesse principal é a conquista do equilíbrio dos quatro primeiro planos. A meditação é o caminho supremo para energizar cada plano de consciência e construir pontes ao longo do caminho. Toda vez que ocorre uma grande mudança de consciência, toda a estrutura atômica dos corpos ou veículos de uma pessoa começa a mudar. As manifestações de enfermidades ou enfraquecimento que podem acontecer nesses momentos devem ser reconhecidas como parte de um processo iniciatório. Uma pessoa passa para um plano superior através de uma iniciação parecida com o processo de nascimento, pois este é de fato uma iniciação no reino físico.

A Astrologia como instrumento de diagnóstico

Há muitos fatores e aspectos a serem considerados quando examinamos uma carta astrológica, principalmente se algo crítico em relação à saúde for diagnosticado. O primeiro ponto a ser abordado são as regências dos signos astrológicos associadas às partes do corpo e aos planetas que descrevem funções corporais.

Os signos e regência das partes do corpo

ÁRIES - a cabeça

TOURO - o maxilar, a garganta, a glândula tireóide

GÊMEOS - os nervos, os braços, as mãos

CÂNCER - a cavidade abdominal, o estômago

LEÃO - o coração

VIRGEM - os intestinos, a vesícula biliar

LIBRA - o pâncreas, o baço

ESCORPIÃO - os órgãos reprodutores

SAGITÁRIO - os quadris, os rins, o fígado, o nervo ciático, as coxas

CAPRICÓRNIO - a estrutura óssea, os joelhos

AQUÁRIO - os sistema nervoso, as pernas

PEIXES - os pés, as glândulas linfáticas, o sistema imunológico

Saiba quais são as dicas de saúde para cada signo


SOL - a circulação e o fluxo de energia vital por todo o sistema; é indicador de vitalidade geral e capacidade de recuperação;

LUA - os processos digestivos, os fluidos do sistema (lágrimas, secreções) e a retenção de água nas células;

MERCÚRIO - as duas metades do cérebro, as funções autônomas do corpo(inclusive a função pulmonar) e a atividade intestinal;

VÊNUS - a secreção de insulina, a assimilação de açúcar ou carboidratos, o processo digestivo relacionado com a saliva, o mecanismo de engolir, o paladar, o tato e o olfato;

MARTE - o sangue (glóbulos vermelhos em particular), a produção de adrenalina e a atividade sexual;

JÚPITER - o crescimento, a função dos rins e do fígado, a assimilação das gorduras, o processo de desintoxicação e a eliminação de substâncias venenosas;

SATURNO - a estrutura e a força dos ossos, a assimilação de cálcio e dos minerais e os dentes;

URANO - o sistema nervoso, a função diafragmática, a assimilação de oxigênio, as reações alérgicas, a asma e a bronquite;

NETUNO - o sistema linfático, as glândulas endócrinas e os problemas nos pés;

PLUTÃO - a regeneração das células, a atividade endócrina e o sistema reprodutivo.


Dois outros importantes indicadores de saúde numa carta astrológica são o ascendente e a sexta casa, considerada a casa da saúde. O ascendente, determinado pela hora do nascimento, descreve o processo do nascimento, os atributos do momento da primeira inspiração e o roteiro da vida da pessoa. Descreve a constituição física, a aparência e questões básicas de sobrevivência, enquanto a sexta casa indica o tipo de saúde e as características da constituição genética de uma pessoa.

O ascendente e a linguagem corporal

Do ponto de vista da saúde, há duas partes ou casas do mapa natal em particular que devem ser consideradas, a primeira e a sexta casa. Há uma grande diferença na forma dessas duas casas representarem a saúde da pessoa.

A primeira casa, ou ascendente, descreve a estrutura do corpo físico e a linguagem corporal; indica onde é mais provável que a energia do corpo seja estimulada ou restringida, o tipo de energia ou os bloqueios ao fluxo de energia que condicionam o comportamento exterior ou físico, e descreve a forma pela qual o corpo reage à pressão externa. A sexta casa indica a qualidade inata da saúde e os tipos de condições genéticas herdadas que podem afetar o indivíduo.

O ascendente ou signo da primeira casa descreve a estrutura do corpo físico e os fatores psicológicos. O ascendente é o signo que está se elevando no horizonte no momento do nascimento. As características atribuídas ao planeta que rege o ascendente do mapa de uma pessoa indicam muitas coisas sobre ela. Entre elas, as escolhas prováveis que a pessoa faz ao nascer sobre forma pela qual vai sobreviver. Indicam o que acontece com o seu corpo quando se encontra diante de pressão ou choque, seja de origem emocional, mental ou física. A primeira inspiração de ar põe em funcionamento os modelos que indicam predisposições psicológicas e as opções prováveis que a pessoa fará na vida.

Símbolos astrológicos.

O corpo físico, em geral representado por Saturno, é apenas a concha protetora para abrigar seu eu interior. Defende a alma e o espírito frágeis de qualquer perigo real ou imaginário do plano terrestre. O homem em seu veículo físico reage a tantos problemas, situações novas ou tensões quanto o motorista de um carro. Os conflitos íntimos geram ação e atividade. O planeta que rege o ascendente e os planetas localizados na primeira casa descreve o tipo de energia que a pessoa utiliza em atividades externas produtivas e improdutivas.

Há muitas qualidades que podem definir e descrever o ascendente. Quando um planeta se encontra em aspecto difícil com o planeta que rege o signo ascendente ou outro planeta localizado na primeira casa, esse planeta também define a personalidade por reflexo e deve ser considerado no quadro geral da saúde da pessoa.

Ascendente Áries

Quando Áries se encontra no ascendente Marte é seu planeta regente. Como Áries rege a cabeça, a pessoa pode caracterizar-se como cabeça-dura, obstinada. Vitalidade, pique, impulso e movimento rápido fazem parte da sua constituição, pois Marte é o planeta que rege a ação, a atividade e a vitalidade. A tensão pode alojar-se na cabeça e manifestar-se através de dores de cabeça, sinusite ou algum problema relacionado à atividade cerebral, ou aos olhos, ouvidos e nariz. Marte rege o sangue, os glóbulos vermelhos em particular, mas rege ainda a função da adrenalina e a sexualidade.

As pessoas com Marte no ascendente não são apenas cheias de vida, ousadas e ambiciosas, são também sensuais e românticas. Têm um nível particularmente elevado de produção de adrenalina, que lhes possibilita mobilizar energia para atividades competitivas, por exemplo. O exercício é essencial para a pessoa com este ascendente, principalmente se existirem situações agravantes e frustrantes em sua vida. O exercício estimula a energia mental, pois libera endorfinas no cérebro. Quando pode realizar a ação durante situações tensas, tudo vai bem, mas quando a pessoa se sente impotente, pode internalizar sua raiva, criando tensão nas partes do corpo regidas por Marte. Lesões cranianas, dores de cabeça, cortes e queimaduras são indícios de que a energia de Marte está volta para dentro, não para fora. Tensão excessiva pode forçar as supra-renais, limitar o fluxo de sangue pelo corpo e provocar acidentes. Quando o sangue flui com regularidade pelo sistema todo, há menos probabilidades de lesões.

Ascendente Touro

Quando Touro se encontra no ascendente, são a garganta e a mandíbula que podem suportar a carga de tensão. A pessoa pode ter um maxilar forte ou caminhar de maneira a salientá-lo, ou viver com os dentes cerrados. Como Touro rege a área da garganta, pode sofrer de constantes dores de garganta e problemas com a voz e ter um desequilíbrio da tireóide quando estiver sob tensão. As preocupações financeiras em particular causam dificuldades nessa área do corpo. O centro da garganta relaciona-se com a expressão do poder, e todas as questões relativas à auto-expressão ou à falta de oportunidades de ter poder podem detonar reações físicas.

O ascendente Touro descreve uma pessoa de natureza muito sensual. O prazer e o afeto são importantes para a saúde e o bem-estar de todas as pessoas, mas são essenciais para uma pessoa com Touro no ascendente. A falta de prazer, de amor ou de satisfação da sensualidade, podem predispor a pessoa a encontrar substitutos prejudiciais à saúde. Como Vênus, regente de Touro, rege o fígado e os rins, essas partes do corpo podem ser afetadas; é bastante comum o excesso nas comidas e bebidas, especialmente em alimentos condimentados e doces, licores e vinhos. Cantar é um exercício positivo para a garganta, que dá prazer e não gera efeitos colaterais perniciosos.

Ascendente Gêmeos

O ascendente Gêmeos descreve uma pessoa com necessidade de excitação e estímulos mentais. Sua linguagem corporal também é vital e enérgica e pode ser uma pessoa faladeira e curiosa. Em geral é alta e esbelta. Quando a vida traz preocupação, tédio ou está pouco estimulante, a tensão pode dirigir a energia para dentro e criar problemas na área dos pulmões.

A tensão pode manifestar-se como fraqueza nos braços ou em qualquer das partes pares do corpo. A fraqueza nos olhos, nos membros ou nos órgãos duplos pode fornecer a essa pessoa uma pista de que é necessário introduzir mais estímulos externos em sua vida. O tédio, a fadiga mental ou a privação excessiva de estímulos mentais podem resultar numa falta de energia muito grande, deixando a pessoa impossibilitada de combater doenças como a asma, a bronquite ou os resfriados.

Ascendente Câncer

Quando Câncer está no ascendente, a manifestação de um processo de nascimento tenso, ou de um trauma precoce pode situar-se no plexo solar ou no estômago. Essa pessoa pode ter ficado órfã ou ter sido abandonada no momento de seu nascimento; talvez haja uma questão com a mãe ou com o alimento, e ela desenvolve uma sensibilidade e uma capacidade emocional que pode ser muito dolorosa de suportar. Em épocas de tensão ou de sentimentos de abandono, a pessoa com esse ascendente pode sentir-se como se tivesse levado um soco na boca do estômago, ou pode simplesmente começar a sentir dores crônicas em toda esta área: úlceras, gastrite, indigestão, náusea e vômito são reconhecimento de reações à tensão e à dificuldade emocional. A sensação de fome e a tendência geral a sentir reações no plexo solar podem levar a pessoa não só a comer muito, como também a comer depressa demais.

O excesso alimentar só agrava a tensão já criada naquela área do corpo, resultando em aumento de peso. Pode também ocorrer o oposto. A bulimia, uma obsessão pela comida, seguida de culpa que faz com que o vômito seja forçado para expelir o alimento, é uma doença ligada ao desequilíbrio emocional. Uma pessoa com ascendente Câncer tende a ganhar peso pela retenção de água, mas pode também manifestar alergias desconhecidas a alimentos que fazem o tecido do corpo incharem. Não é raro pessoas com este ascendente apresentarem reação alérgica ao leite e seus derivados. Os medos básicos da pessoa com ascendente Câncer são medo e fome. É importante para a pessoa com este signo ascendente tão sensível, dispor de atividades e interesses que produzam nela uma verdadeira sensação de estar alimentada e que também possam gerar uma resposta sensível das outras pessoas.

Ascendente Leão

Quando Leão está no ascendente, a pressão externa leva a pessoa fechar a área do peito. A tensão pode alojar-se aí e residir no próprio músculo cardíaco. O chacra do coração pode ser o lugar mais perigoso de ser tensionado, pois ele é o órgão central que governa o corpo. A restrição do fluxo de energia através desse importante centro pode fazer surgirem problemas cardíacos ou ataques do coração mais tarde.

Para ser feliz e relaxada a pessoa com ascendente Leão precisa sentir-se amada ou no mínimo, apreciada. O orgulho é uma característica evidente numa pessoa com Leão no ascendente. Sua maneira de ser sugere grande dignidade e força de caráter, além de um senso dramático inato refletido em sua postura. Quando seu orgulho é ferido, ou seus esforços não são reconhecidos, o golpe pode localizar-se na área do coração. O melhor antídoto para a falta de reconhecimento externo é o desenvolvimento do amor próprio e a expressão da generosidade de espírito para com os outros. Quando a energia amorosa flui e é liberada do coração, este se dilata e bate de forma vibrante.

Ascendente Virgem

A pessoa com ascendente Virgem em geral possui grande inteligência e excelente potencial para a objetividade, atividade característica do lado esquerdo do cérebro. Não é lerda, mas tende a observar a situação a sua volta, antes de agir. Sua capacidade análise é excelente, porém, sob tensão, ou sem segurança no seu ambiente, tende a esconder-se por trás da inteligência, chegando mesmo a se tornar muito crítica. Fica polarizada num plano intelectual e, por isso, as preocupações e eventos difíceis podem gerar tensão ou bloqueios de energia no cérebro, criando toxinas mentais que envenenam o sangue com tanta facilidade quanto as toxinas materiais.

Outra área do corpo que pode ser afetada quando Virgem está no ascendente é o trato intestinal. Colite, prisão de ventre, cólicas intestinais são indícios de uma grande tensão interna que pode tornar-se crônica ou grave. A limpeza regular do cólon previne ao acúmulo de venenos. Os exercícios também podem ajudar a manter a elasticidade muscular nessa área do corpo.

Ascendente Libra

Com o ascendente Libra, o pâncreas e o baço são as partes do corpo que podem ser afetadas pelas pressões externas. Essa pessoa pode ter um gosto acentuado por doces e tender a ingerir alimentos com alto teor de açúcar. Quando as condições externas não estão exatamente agradáveis, ou quando se manifestam situações de tensão, a pessoa com este ascendente pode se deixar dominar pelo seu gosto acentuado por doces, fazendo o pâncreas trabalhar demais e perturbando o equilíbrio tão essencial à saúde e ao bem-estar. Ela se sente cansada e com pouca energia, estimulando ainda mais a vontade de consumir açúcar e carboidratos para produzir uma rápida entrada de energia. Um dos traços de personalidade mais evidente na pessoa com esse ascendente é a necessidade compulsiva de ser agradável: o equivalente emocional do gosto por doces.

Ela espera que, se for agradável, encantadora e educada, os problemas podem ser resolvidos sem que tenha de perturbar o equilíbrio. Alguém com este ascendente é acima de tudo sociável e encantadora. Como Saturno é um antídoto para Vênus (regente de Libra), a estrutura e o senso de propósito na vida podem ajudar a compensar uma tendência à inércia e a instituir mais equilíbrio no sistema fisico. O melhor antídoto para a paralisia de ser sempre agradável é agir e desenvolver um senso de propósito, ao mesmo tempo em que gera um clima de paz, harmonia e beleza. O jogo limpo é muito importante para a pessoa com esse signo ascendente. Pode ser essencial para essa pessoa perceber que as qualidades do tato e da diplomacia podem ser ativas, em vez de passivas.

Ascendente Escorpião

Uma pessoa com este ascendente pode ter uma personalidade muito dinâmica e poderosa. Um grande magnetismo pessoal dá à pessoa com esse signo ascendente uma capacidade enorme de ser eficaz em tudo quanto lhe interessa. Mas eventos difíceis de sua vida, principalmente quando sente que está sendo manipulada ou traída, podem levá-la a manifestar um comportamento compulsivo em excesso e ativar seu desejo de revidar. O problema é que quando recorre ao lado negativo de sua natureza essa pessoa muitas vezes dirige a energia para dentro de si, criando uma bomba-relógio interior. Sua reação física à tensão ou ao trauma pode gerar problemas no sistema reprodutivo e na área do chacra da base, assim como em todo o sistema endócrino. As lutas dolorosas associadas a esse signo ascendente estão muitas vezes enraizadas em privações na infância.

Uma infância natural e livre, em que os jogos e divertimentos estimulavam a imaginação natural são bens desconhecidos. Para essa pessoa as maiores provas estão ligadas à sua vida pessoal e às oportunidades ou vias de auto-expressão. Quando está disposta a empenhar-se na luta contra a parte escura de sua personalidade e a noite escura de sua alma, ela se volta para seu eu superior, conseguindo transmutar a obstinação de seu lado infantil e compulsivo numa vontade superior, isto é, na vontade que trabalha para o superior, para o bem de toda a humanidade.

Ascendente Sagitário

Otimismo e necessidade de desafios são características que descrevem a pessoa com ascendente Sagitário, portanto, qualquer tipo de decepção pode afetar seu bem-estar físico. Quando a vida e as pessoas realmente a jogam no chão, ou quando erra o alvo por superestimar seu próprio potencial, é difícil restaurar seu senso de humor natural. Ela fica paralisada pela inatividade, incapaz de estabelecer novos objetivos ou de responder a novos desafios por medo de outra decepção. Os órgãos do corpo que recebem o impacto desse tipo particular de reação são os rins, o fígado e o nervo ciático.

Os problemas ou situações traumáticas de sua vida podem produzir uma situação de envenenamento ou intoxicação e podem manifestar-se em fraqueza nas coxas ou doenças ligadas aos rins, fígado ou aos quadris. Um remédio óbvio para essa pessoa é estabelecer novos objetivos e criar novos desafios, podendo evitar a possibilidade de novas decepções, visto que uma abordagem otimista da vida é essencial à sua própria sobrevivência

Ascendente Capricórnio

Com Capricórnio no ascendente, a estrutura óssea do corpo suporta a carga de pressão, causada por tensão ou por trauma. Um dos pontos mais difíceis do corpo pode ser o ponto no alto dos ombros. Este ascendente descreve uma pessoa que nasceu com um complexo de Atlas: Atlas carregava o peso do mundo nos ombros. Uma pessoa com este signo sério e capaz no ascendente sente muitíssimo o peso da responsabilidade. Pode tensionar de modo inconsciente todo o corpo para suportar a carga da vida. Como os joelhos são o esteio da estrutura óssea, a fraqueza nessa área é indicio de uma situação muito difícil.

A primeira coisa que ajuda a aliviar um pouco a carga é uma avaliação realista do que a pessoa de fato pode fazer e do que não pode. Quando essa pessoa observa uma tendência a cerrar ou ranger os dentes, pode tratar-se de um indicio de que situações difíceis estão se acumulando em sua vida e que ela pode ter de dizer não a algumas coisas. Os exercícios de alongamento constituem a terapia mais importante a ser incluída na rotina diária. É fundamental manter a espinha flexível e facilitar o livre fluxo de energia ao longo da coluna vertebral.

Dessa forma, a energia se difunde por todo o sistema nervoso e daí para todas as outras partes do corpo. Os exercícios de ioga em particular, estimulam os órgãos internos de que outro modo poderiam não receber a atenção necessária para um funcionamento saído e eficiente. Também é essencial adotar uma rotina diária de cuidado com os dentes e as gengivas, pois essas áreas do corpo também podem sofrer quando a pessoa com esse ascendente está sob tensão.

Ascendente Aquário

O signo de Aquário é regido por Urano, o primeiro dos planetas da oitava superior. Enquanto Saturno descreve a gravidade, a responsabilidade e a obrigação, Urano relaciona-se com a liberdade, a espontaneidade e a inventividade. A pessoa com ascendente Aquário pode ter uma aparência inusitada. A linguagem corporal e os maneirismos podem incluir hábitos nervosos, um comportamento extremamente tenso e uma inquietude compulsiva. No pior dos casos, pode ter problemas físicos, com tiques nervosos, movimentos espasmódicos. Aquário rege o sistema nervoso, portanto, a pessoa com esse ascendente pode ter uma quantidade extra de corrente elétrica de alta voltagem que não é assimilada com facilidade pelo sistema nervoso. Outra característica de Aquário é a liberdade. Por isso o ascendente Aquário pode nem entender direito que tipo de liberdade deseja, mas sua inquietação indica com clareza uma alma em busca de algo diferente daquilo que pode tocar, saborear e ver em torno de si. As pressões e os traumas podem provocar fraqueza na barriga da perna e nos tornozelos, pois Aquário rege as pernas. Suas pernas podem tremer durante momentos de tensão, por exemplo.

Como Urano rege a respiração, assim como o sistema nervoso, quando essa pessoa se encontra sob tensão, pode ficar com falta de ar ou com outros problemas respiratórios como asma e enfisema. Seus pulmões não são necessariamente fracos, mas, diante de um trauma ou sob pressão, a pessoa segura a respiração e inibe o fluxo de oxigênio em seu sistema nervoso. Precisa de oxigênio ou prana (a oitava superior do oxigênio que vem da luz do sol), para banhar seu sistema nervoso. Também precisa aprender a assentar seu eu espiritual no corpo físico, de modo a ficar mais sintonizado com o plano terrestre, pois estar firmemente centrado em sua estrutura óssea alivia um pouco a ansiedade de lidar com situações reais do plano terrestre. Como o tipo aquariano se sente pouco à vontade na Terra, sua sintonia natural é com os planos espirituais. Pode ter uma percepção nítida de seus auxiliares ou guias espirituais.

Relaciona-se naturalmente com a música e com tudo quanto se origina em alta freqüência, podendo ser curado por essas coisas. Estruturar o tempo auxilia a pessoa com esse signo ascendente a firmar os pés no chão. A combinação de uma certa estrutura em sua vida, com a excitação e liberdade necessárias e desejadas por ela em suas atividades cotidianas, pode fazer maravilhas por seu sistema nervoso e por sua saúde em geral. Essa pessoa beneficia-se da utilização de qualquer técnica curativa da oitava superior como meditação, visualização, cor, som, ervas e cristais.

Ascendente Peixes

Quando Peixes está no ascendente, a pessoa é naturalmente um idealista. É um sonhador que vê a vida como se usasse lentes cor de rosa, por isso pode ter uma aparência sonhadora como se vivesse num mundo próprio. Fotografa de forma maravilhosa, como se tivesse um halo em torno da cabeça, e pode ser tanto um verdadeiro visionário como uma pessoa muito ingênua. As vezes, esses traços da personalidade funcionam como uma camuflagem. Quando a vida apresenta situações desagradáveis, a pessoa com esse ascendente adota uma postura de avestruz, escondendo a cabeça na areia.

Pode ser muito difícil para ele enfrentar o que possa ser a realidade dos outros, pois sua realidade é muito diferente. Ele pode apenas desligar-se daquilo que não quer enfrentar. Enfrentar as situações de tensão antes que elas se tornem devastadoras é importante para essa pessoa. Enquanto tiver uma saída para seu idealismo e para suas visões, ela vai bem, mas a decepção despedaça seus sonhos. Medos sem nome podem penetrar a consciência quando a pessoa se encontra em situação de tensão, portanto, pode precisar desenvolver conscientemente um senso maior de perspectiva e análise para contrabalançar a tendência natural de idealizar as pessoas e colocá-las num pedestal.

Identifique o ponto fraco da sua saúde pelo seu signo

Quando passa por situações de vida traumáticas, tanto os pés como a visão podem sofrer, pois Netuno rege essas áreas extremas do corpo. Pode desenvolver miopia, ou vista curta, tanto em termos físicos como mentais, precisando restaurar seu idealismo para criar novas visões do que deseja em sua vida. Como Netuno rege os pés, e muitos pontos de acupuntura localizam-se aí, massagear a sola dos pés pode ajudar a aumentar a vitalidade e a saúde. A reflexão dos pés é uma técnica muito eficiente para estimular os órgãos internos e o fluxo de energia por todo o sistema. Peixes também está relacionado com o sistema linfático, por isso, resfriados, infecções e gripes podem tornar-se problemas freqüentes se a pessoa permitir que a tensão leve o melhor de si. As glândulas linfáticas não têm uma saída no corpo onde descarregar o acúmulo de venenos. Quando a pessoa com esse ascendente tem problemas infecções ou resfriados, seu sistema imunológico pode estar fraco em conseqüência de uma desilusão, pois essa reação produz uma espécie de veneno no interior de seu sistema. A solução é recuperar-se da desilusão.

 

 
 

Compartilhar

Elisabeth Cavalcante

+ artigos

Astróloga, taróloga e terapeuta floral.