por Mia Vilela

Combinações entre os signos: Virgem

Dando sequência à série de artigos sobre a interação dos signos entre si, passo a tratar da interação de Virgem com os demais signos do Zodíaco.

Note que as análises feitas nesses artigos são genéricas e superficiais. A fim de verificar realmente quais as facilidades e dificuldades a serem enfrentadas no relacionamento entre duas pessoas, é necessário realizar a sinastria dos mapas astrais.

Virgem e Áries

O primeiro tem uma natureza empreendedora, dá gatilho à vida. O segundo faz o trabalho pesado do dia a dia para que os sonhos germinem. Juntos, podem fazer da vida uma doce viagem. Contudo, Virgem nasceu para diagnosticar e isso inclui os defeitos de Áries, o que vai atingir seu orgulho fortemente. Assim, Áries precisa aprender a ouvir e ter a humildade de aceitar suas imperfeições. Áries age duas vezes antes de pensar e isso deixa o ansioso Virgem de cabelo em pé. Dessa forma, Virgem precisa entender que um pouco de risco e impulso na vida pode ser a diferença entre o morno e o quente. 

Virgem e Touro

O teimoso Touro vai precisar se acostumar com as investidas de Virgem em apontar o que precisa ser modificado e melhorado. A preguiça taurina também vai encontrar obstáculos na necessidade de produção de Virgem. Mas ambos gostam de paz e evitam brigas, bem como têm a necessidade de estabilidade. Virgem precisa compreender que ansiedade não serve para nada e que preocupar-se significa antecipar problemas, e Touro pode lhe ser de grande valia nisso.

Virgem e Gêmeos

O senso crítico de Virgem não é bem compreendido por Gêmeos, para quem tudo é relativo. A meticulosidade de Virgem incomoda Gêmeos e a falta de preocupação geminiana dá nos nervos de Virgem. Precisam enxergar seus pontos em comum: a abertura ao aprendizado e à comunicação, a capacidade de adaptação às mudanças e a necessidade de empatia intelectual num relacionamento.

Virgem e Câncer

As coisas tendem a fluir com esses dois juntos. Ambos têm uma preocupação acima da média com alimentação e gostam, cada um à sua maneira, de se dedicar ao outro. Ambos têm os pés no chão quando o assunto são finanças. Mas o criticismo de Virgem pode abalar a estrutura emocional de Câncer e o protecionismo canceriano pode incomodar o exigente Virgem que, além de defender os seus, quer ver tudo sempre melhor.

Virgem e Leão

Ambos precisam entender que são ansiosos, diferindo apenas no modo como externalizam isso. Ambos são organizados, Virgem mentalmente e Leão com as coisas. Se Virgem tomar conta das questões financeiras muitas brigas podem ser evitadas, já que Leão tende a gastar muito. Leão pode dar a Virgem a audácia necessária e Virgem pode dar a Leão a paciência necessária. A necessidade de se sentir útil de Virgem atende a necessidade de atenção do Leão. Mas as críticas de Virgem podem abalar muito o ego Leonino e fazer o Leão ir embora. Por sua vez, o orgulho leonino pode irritar o senso de coerência Virginiano.

Virgem e Virgem

Dois preocupados, que fazem muito alarde para pouco problema. Mau humor matinal recíproco é esperado, além de muita ansiedade. É preciso que tenham consciência de que trata-se mais de um estado interno do que de uma condição externa, senão enxergarão problemas em uma relação muitas vezes saudável e passarão mais tempo discutindo e analisando o relacionamento do que vivenciando-o. 

Virgem e Libra

O apurado senso crítico de Virgem pode aborrecer a doce Balança, que só quer harmonia e procura compreender todas as pessoas. Essa natureza pouco crítica de Libra pode aborrecer Virgem, que a vê como falta de senso crítico ou até hipocrisia. Se um tiver a humildade de aprender com o outro que criticar demais não é saudável, mas aceitar demais também não, podem crescer muito juntos. São duas mentes racionais, mas voltadas a objetivos distintos.

Virgem e Escorpião

Virgem pode ter a paciência necessária para os rompantes e inseguranças de Escorpião e esse entende a ansiedade de Virgem. Contudo, Escorpião odeia ser criticado e Virgem detesta as mudanças de Escorpião. Se entenderem que há críticas construtivas e que na vida tudo muda, podem encontrar uma estrada em comum a ser trilhada. 

Virgem e Sagitário

O ânimo aventureiro do Centauro causa muita ansiedade e insegurança em Virgem, que prefere pés mais no chão. A ansiedade e senso crítico de Virgem fazem o otimista Sagitário enxergar um pessimista chato em Virgem. Sagitário precisa entender que se Virgem tem senso crítico e aponta problemas concretos, o faz de maneira objetiva, enquanto Sagitário faz o mesmo julgando, o que é pior! Se entenderem que fazem a mesma coisa de jeitos diferentes, podem encontrar um lugar de compaixão. Nunca é ruim para Virgem aprender a se desprender de suas ansiedades nem para Sagitário aprender a organizar seus planos e ter pés mais no chão.

Virgem e Capricórnio

Enquanto Virgem lida bem coordenando trabalho e vida doméstica, Capricórnio só pensa na carreira, então, podem achar um equilíbrio de tarefas aí. O servil Virgem atende às necessidades do ocupado Capricórnio e esse provê a segurança e calma necessárias ao ansioso Virgem. No entanto, são dois resmungões, mas Capricórnio passa a ter um espírito jovem depois dos 40, enquanto Virgem permanece com seu mau humor.

Virgem e Aquário

Dois ansiosos, mas enquanto Virgem sabe e aceita isso, Aquário nega e refuta qualquer crítica. Virgem veio ao mundo para analisar tudo e apontar o que está errado, incluindo as atitudes de Aquário, e é aí que a briga começa, pois a cabeça dura de Aquário não enxerga seus próprios defeitos. Precisam parar de antecipar o futuro e viver mais o presente. 

Virgem e Peixes

Os opostos complementares. Virgem precisa se sentir útil, Peixes precisa doar amor e ambos buscam a paz. Mas os devaneios e carências de Peixes podem abalar Virgem e o excesso de crítica e ansiedade de Virgem podem magoar o Peixe. Precisam entender que têm características complementares. Peixes precisa desenvolver senso crítico, o que Virgem tem de sobra, e Virgem precisa desenvolver a capacidade de aceitação da vida e das pessoas tais como são, o que Peixes já nasce sabendo.

Confira também:

Mia Vilela

+ artigos

Mia Vilela é astróloga desde 2004, formada pela Regulus Astrologia. Suas consultas são voltadas ao autoconhecimento e previsões.

Desde a infância Mia sempre foi muito curiosa acerca da Astrologia, pois sua natureza controladora a fez desejar desvendar os mistérios do destino: como assim não podemos controlá-lo? Acabou por aprender que a nossa personalidade é o nosso destino e percebeu que a Astrologia, antes de um oráculo, é uma ótima ferramenta de autoconhecimento, bem como uma das inúmeras fontes de conhecimento sobre o funcionamento da personalidade humana.

Por meio de uma linguagem acessível, Mia espera poder compartilhar o que aprendeu e tem aprendido nesses anos, a fim de que mais pessoas possam ter acesso ao que a Astrologia tem a nos ensinar. Com isso, espera contribuir com uma sementinha para que os leitores depositem um olhar mais profundo sobre si mesmos, entendendo que, ao mudarmos nós mesmos, mudamos o mundo à nossa volta.