por Mia Vilela

Combinações entre os signos: Capricórnio

Dando sequência à série de artigos sobre a interação dos signos entre si, passo a tratar da interação de Capricórnio com os demais signos do Zodíaco.

Note que as análises feitas nesses artigos são genéricas, superficiais e que, a fim de verificar realmente quais as facilidades e dificuldades a serem enfrentadas no relacionamento entre duas pessoas, é necessário realizar a sinastria dos mapas astrais.

Capricórnio e Áries

Se Áries entender que paciência é a melhor qualidade de uma pessoa, então poderá crescer muito ao lado de Capricórnio, que lhe ensinará que tudo tem seu tempo e deve ser construído de maneira paulatina e sólida, sem tanto alarde. Se Capricórnio entender que sonhar e arriscar são os ingredientes essenciais ao sucesso e à liberdade, então poderá chegar ao topo do mundo mais rápido com Áries. Senão, um acusará o outro de medroso ou imprudente. 

Capricórnio e Touro

Touro ensina a Capricórnio o valor da compaixão e do carinho, mostrando que, assim, conseguir as coisas fica mais fácil. Capricórnio ensina a Touro que preguiça não dá segurança e que é preciso sair da zona de conforto para construir algo, inclusive uma relação. Ambos são práticos e precisam concretizar as coisas e podem encontrar nisso a cola que os une.

Capricórnio e Gêmeos

Gêmeos pode ser o canal de comunicação de que Capricórnio precisa e esse o pragmatismo de que Gêmeos carece. Contudo, as constantes mudanças de Gêmeos e seus voos solo podem gerar insegurança em Capricórnio. O materialismo do Capricórnio e seu excesso de pragmatismo podem ser duramente criticados por Gêmeos. É preciso que compreendam que possuem virtudes que faltam no outro e que podem aprender muito juntos. 

Capricórnio e Câncer

Os opostos complementares podem se dar muito bem se entenderem que Capricórnio, apesar de pragmático e orientado para o sucesso, tem uma natureza emotiva sufocada e que precisa encontrar um canal de escape e Câncer pode lhe ensinar isso muito bem. Câncer precisa entender que sua necessidade de segurança demanda uma orientação mais pragmática e voltada para o mundo externo e não só para os cuidados da casa, de si e da família, e Capricórnio pode lhe ensinar isso muito bem. Se enxergarem assim, podem crescer muito juntos, senão, irão morrer criticando um ao outro, sem perceber que um guarda em si a sombra e a luz do outro. 

Capricórnio e Leão

Ambos gostam de frequentar bons círculos sociais e de alcançar os altos degraus do sucesso. Mas enquanto Leão quer dar publicidade a todos os passos do percurso, Capricórnio preza pela discrição e isso pode ser um ponto de conflito. Os altos gastos leoninos também amedrontam o seguro Capricórnio. Leão compra a briga dos outros e, com isso, cria alguns inimigos no caminho e Capricórnio não vê utilidade nisso. Já Leão não consegue entender como Capricórnio pode se silenciar diante de injustiças. 

Capricórnio e Virgem

Enquanto Virgem lida bem coordenando trabalho e vida doméstica, Capricórnio só pensa na carreira, então podem achar um equilíbrio de tarefas aí. O servil Virgem atende às necessidades do ocupado Capricórnio e esse provê a segurança e calma necessárias ao ansioso Virgem. No entanto, são dois resmungões, mas Capricórnio passa a ter um espírito jovem depois dos 40, enquanto Virgem permanece com seu mau humor. 

Capricórnio e Libra

Ambos evitam brigas e buscam a paz, mas ambos querem liderar. Ou bem aceitam um empate na relação, ou essa está fadada à tristeza. Libra é otimista e Capricórnio é pessimista, se souberem equilibrar isso, podem obter êxito no relacionamento. Libra gosta de se relacionar e agregar, Capricórnio é mais reservado e prefere segregar. Há uns bons ajustes a serem feitos, mas Capricórnio pode dar mais senso prático a Libra e esse pode dar àquele mais doçura e trato social. 

Capricórnio e Escorpião

Está aí uma combinação de sucesso! O estrategista Escorpião com o dedicado e persistente Capricórnio. Ambos sentem de forma semelhante, pois têm inseguranças emocionais similares e precisam aprender a lidar com seu lado sentimental de forma saudável, mas quando juntos, conseguem ver e aceitar isso. Juntos podem encontrar um caminho para serem mais otimistas, pois ambos são pessimistas. Enquanto Capricórnio lidera, Escorpião organiza e essa combinação pode funcionar muito bem para relacionamentos afetivos ou comerciais. 

Capricórnio e Sagitário

Os sonhos grandes de Sagitário encontram um realizador em Capricórnio, que coloca ordem no recinto e traça planos concretos de ação. O pessimismo de Capricórnio e sua melancolia encontram um santo remédio no alegre e otimista Sagitário, que compreende que fazer as coisas com alegria e ter muitos contatos é a fórmula da boa sorte. A questão é se ambos vão olhar essas diferenças dessa forma positiva ou se Capricórnio vai acusar Sagitário de ser idealista e Sagitário vai acusar Capricórnio de ser pessimista. Sem muito sentimentalismo (pois ambos são emocionalmente mais distantes), se souberem ver que, no fundo, têm o que o outro carece, podem se dar muito bem juntos. 

Capricórnio e Capricórnio

Muita paciência e resiliência são esperadas nessa relação. Mas ambos precisam aprender a coordenar sua necessidade de sucesso no mundo externo com sua natureza emotiva reprimida. Precisam aprender a lidar com suas emoções ao invés de as enterrarem como se não existissem, sob o risco de se tornarem frios e não conseguirem suprir a carência um do outro. Sim, Capricórnio no fundo precisa de muito afeto, só não admite isso. Fazendo assim, podem se dar bem juntos ao invés de apontarem defeitos recíprocos.

Capricórnio e Aquário

A mente aquariana que sempre precisa ter razão não é lá muito bem compreendida pelo resiliente Capricórnio, para quem é melhor ser prático. Se Aquário aceitar que precisa aprender a ser mais prático e menos idealista e Capricórnio aceitar que precisa sonhar mais, podem se dar bem juntos. Mas é uma relação na qual falta afeto, já que o Aquário é impessoal e o Capricórnio nega suas emoções. 

Capricórnio e Peixes

Adoro essa dupla! Capricórnio dá a Peixes o pragmatismo necessário para que a intuição e sonhos piscianos se realizem de maneira eficaz. Peixes dá a Capricórnio a leveza e afeto que esse tanto precisa. Mas Capricórnio precisa compreender a enorme necessidade de colo e atenção de Peixes e esse precisa compreender o medo de Capricórnio de demonstrar emoções.  

Confira também:

Mia Vilela

+ artigos

Mia Vilela é astróloga desde 2004, formada pela Regulus Astrologia. Suas consultas são voltadas ao autoconhecimento e previsões.

Desde a infância Mia sempre foi muito curiosa acerca da Astrologia, pois sua natureza controladora a fez desejar desvendar os mistérios do destino: como assim não podemos controlá-lo? Acabou por aprender que a nossa personalidade é o nosso destino e percebeu que a Astrologia, antes de um oráculo, é uma ótima ferramenta de autoconhecimento, bem como uma das inúmeras fontes de conhecimento sobre o funcionamento da personalidade humana.

Por meio de uma linguagem acessível, Mia espera poder compartilhar o que aprendeu e tem aprendido nesses anos, a fim de que mais pessoas possam ter acesso ao que a Astrologia tem a nos ensinar. Com isso, espera contribuir com uma sementinha para que os leitores depositem um olhar mais profundo sobre si mesmos, entendendo que, ao mudarmos nós mesmos, mudamos o mundo à nossa volta.