por Mia Vilela

Combinações entre os signos: Escorpião

Dando sequência à série de artigos sobre a interação dos signos entre si, passo a tratar da interação de Escorpião com os demais signos do Zodíaco.

Note que as análises feitas nesses artigos são genéricas e superficiais. A fim de verificar realmente quais são as facilidades e dificuldades a serem enfrentadas no relacionamento entre duas pessoas, é necessário realizar a sinastria dos mapas astrais.

Escorpião e Áries

Cuidado com a raiva e as palavras impensadas. Escorpião pode cortar relações definitivamente com Áries por conta de palavras grosseiras e ofensivas ditas no impulso do momento, e será tarde demais para um pedido de desculpas. Áries não entende o rancor duradouro de Escorpião e sua hipersensibilidade. Ambos precisam aprender a lidar com seus impulsos agressivos e raivosos se quiserem um relacionamento duradouro. Pensar antes de agir ou falar é a chave para solucionar o problema. Uma vez feito isso, espere muita intensidade, cumplicidade e capacidade de realização juntos. 

Escorpião e Touro

Os opostos complementares. Touro precisa aprender com Escorpião que a vida é uma eterna alquimia e que tudo muda, nada é estático ou para sempre (sim, Touro gosta do para sempre). Touro aprende que a mente humana é mais complexa do que parece e que nada é do jeito que parece ser. Escorpião precisa aprender com Touro que o perdão existe e nasce da compaixão; que o maior poder é o desse sentimento. Se compreenderem isso, podem ser o complemento um do outro.

Escorpião e Gêmeos

O ciúme e possessividade de Escorpião não pegam Gêmeos nem de binóculo! O rancor e demora em processar as coisas emocionalmente também deixam Gêmeos a certa distância, afinal, a vida foi feita para ser leve. As mudanças frequentes de Gêmeos afugentam o Escorpião, a sua flexibilidade para tudo na vida é mal vista pelo signo, para quem o mundo é preto ou branco. Se aprenderem um com o outro que, muitas vezes, a vida tem que ser levada a sério e que algumas palavras têm que entrar por um ouvido e sair pelo outro, poderão encontrar uma chance.

Escorpião e Câncer

Se ambos aprenderem a perdoar as decepções que qualquer relacionamento traz, podem dar certo, caso contrário, vai ser um tal de cara fechada pra cá e pra lá, sem diálogo sobre o motivo, que tornarão a convivência insuportável. É preciso que ambos reconheçam suas fragilidades emocionais e hipersensibilidade, pois falta aqui um lado mais racional e pragmático para acabar com mágoas por bobagem. Superado isso, podem viver com muito amor e cumplicidade. Nos negócios, a combinação funciona bem, pois um sabe ganhar o dinheiro e o outro tem as estratégias para multiplicá-lo. 

Escorpião e Leão

Tirando o senso de lealdade em comum, de resto, esses dois tendem a bater de frente. A franqueza e transparência de Leão amedrontam o desconfiado Escorpião, e a coragem leonina tende a provocar a inveja no Escorpião e, por consequência, seu ataque. Leão se defenderá com unhas e dentes e acusará Escorpião de ser traiçoeiro, e um problema de confiança mútua terá sido instaurado. Se Leão entender que Escorpião pode lhe ensinar a ser mais estratégico e se Escorpião entender que Leão pode lhe ensinar a ter mais confiança e alegria, os dois podem se entender, mas são duas cabeças duras batendo de frente.

Escorpião e Virgem

Virgem pode ter a paciência necessária para os rompantes e inseguranças de Escorpião e esse entende a ansiedade de Virgem. Contudo, Escorpião odeia ser criticado e Virgem detesta as mudanças de Escorpião. Se entenderem que há críticas construtivas e que na vida tudo muda, podem encontrar uma estrada em comum a ser trilhada. 

Escorpião e Libra

A aspereza do Escorpião fere o harmonioso Libra e o excesso de emoção e profundidade de Escorpião podem ser entendidos por Libra como melindre ou arrogância. Já Escorpião, cujo senso de justiça é olho por olho e dente por dente e para quem o mundo é preto ou branco, não consegue entender os 50 tons de cinza que Libra enxerga em tudo e todos, e vê isso como pura indecisão ou mesmo falsidade. Se um aprender que um pouco de diplomacia cai bem e o outro que posicionamentos contundentes são necessários a depender da situação, podem se dar um pouco melhor. E Libra precisa entender que, em uma relação, sentir pode ser mais importante que racionalizar. 

Escorpião e Escorpião

Intensidade e profundidade são as palavras para essa relação. Ambos são passionais e vão fundo nas coisas, incluindo sentimentos e análises psicológicas. Ambos são teimosos e precisam aprender a aceitar um ou outro tal como são e isso não é fácil para um Escorpião sozinho, imagina para dois! Possuem os mesmos defeitos e se não os trouxerem ao nível consciente, romperão a relação acusando o outro de defeitos que nada mais são do que espelho seu. Se souberem trazer isso à consciência, viverão em eterna metamorfose e poderão evoluir muito juntos como pessoas, alcançando as nuvens.

Escorpião e Sagitário

Se Escorpião souber receber, Sagitário lhe dará a leveza de que precisa para encarar a vida e lhe ensinará como ser otimista e confiante (sim, Escorpião vive com medo). Por sua vez, Escorpião pode dar o chão firme de que Sagitário precisa e traçar as estratégias para que as flechas do Arqueiro atinjam seu alvo. Mas é preciso que Escorpião desenvolva paciência para entender a necessidade de movimento e ausências de Sagitário, e que esse compreenda a intensidade e ciúme de Escorpião.

Escorpião e Capricórnio

Está aí uma combinação de sucesso, o estrategista Escorpião com o dedicado e persistente Capricórnio. Ambos sentem de forma semelhante, pois têm inseguranças emocionais similares e precisam aprender a lidar com seu lado sentimental de forma saudável; mas, juntos, conseguem ver e aceitar isso. Unidos podem encontrar um caminho para serem mais otimistas, pois ambos são pessimistas. Enquanto Capricórnio lidera, Escorpião organiza e essa combinação pode funcionar muito bem para relacionamentos afetivos ou comerciais. 

Escorpião e Aquário

Ou se entendem ou a relação acaba logo e ninguém vai querer voltar jamais. Duas cabeças duras que querem ter razão em tudo e têm opiniões fixas acerca de tudo, nem sempre coincidentes. Aquário é impessoal, racional e precisa de independência. Escorpião é passional, emocional e precisa de companhia. Será que conseguem se entender? Necessitam de muita instrução espiritual para superarem suas dificuldades pessoais e aceitarem um ao outro. 

Escorpião e Peixes

O ciumento Escorpião encontra em Peixes alguém que lhe supre a necessidade de estar junto e de troca de emoções, lidando de forma compassiva com seus ímpetos passionais, dissolvendo, assim, seus demônios internos. Peixes encontra em Escorpião um organizador perspicaz que lhe apontará os interesseiros de plantão e dará um rumo aos sonhos piscianos. Se souberem equilibrar o excesso de sentimentos, podem ser bem felizes juntos.

Confira também:

Mia Vilela

+ artigos

Mia Vilela é astróloga desde 2004, formada pela Regulus Astrologia. Suas consultas são voltadas ao autoconhecimento e previsões.

Desde a infância Mia sempre foi muito curiosa acerca da Astrologia, pois sua natureza controladora a fez desejar desvendar os mistérios do destino: como assim não podemos controlá-lo? Acabou por aprender que a nossa personalidade é o nosso destino e percebeu que a Astrologia, antes de um oráculo, é uma ótima ferramenta de autoconhecimento, bem como uma das inúmeras fontes de conhecimento sobre o funcionamento da personalidade humana.

Por meio de uma linguagem acessível, Mia espera poder compartilhar o que aprendeu e tem aprendido nesses anos, a fim de que mais pessoas possam ter acesso ao que a Astrologia tem a nos ensinar. Com isso, espera contribuir com uma sementinha para que os leitores depositem um olhar mais profundo sobre si mesmos, entendendo que, ao mudarmos nós mesmos, mudamos o mundo à nossa volta.