por Mia Vilela

Combinações entre os signos: Câncer

Dando sequência à série de artigos sobre a interação dos signos entre si, passo a tratar da interação de Câncer com os demais signos do Zodíaco.

Note que as análises feitas nesses artigos são genéricas e superficiais. A fim de verificar realmente quais as facilidades e dificuldades a serem enfrentadas no relacionamento entre duas pessoas, é necessário realizar a sinastria dos mapas astrais.

Câncer e Áries

A atitude assertiva e impulsiva de Áries tende a ferir o sensível Câncer. A postura grudenta e emotiva de Câncer tende a irritar o combativo Áries. Um precisa aprender que o amor resolve tudo e o outro que a emoção em excesso pode estragar tudo. É preciso que encontrem um equilíbrio entre essas forças opostas.

Câncer e Touro

Pense num relacionamento amoroso e aconchegante! A compaixão encontrou o amor. Ambos precisam de segurança e buscam estabilidade. Touro precisa aprender que o humor de Câncer tem fases como a Lua (isso incomoda Touro) e Câncer precisa entender que Touro tem uma relação íntima com dinheiro, isto é, a questão material ocupa um lugar central em sua vida, seja no intuito de obter recursos ou de não gastar e levar uma vida bem menos confortável do que o necessário.

Câncer e Gêmeos

Gêmeos vai compreender não apenas o humor ácido de Câncer, mas também as oscilações de humor cancerianas. Câncer vai gostar do modo como Gêmeos resolve tudo sem estresse e sem se abalar emocionalmente. Contudo, é possível que Câncer entenda que essa leveza de Gêmeos é falta de amor e fique inseguro com a instabilidade do signo. Gêmeos vai sentir pavor do grude de Câncer e verá sua necessidade insaciável de afeto como carência pura. É preciso muito diálogo para acertar os ponteiros.

Câncer e Câncer

Prepare-se para muita oscilação de humor. Ambos são acolhedores, mas precisam de muito colo e o problema se dá quando os dois querem receber a mesma coisa, pois quem vai dar colo? É preciso cuidado para não viverem saudosistas do passado e deixarem de aproveitar o presente. De resto, é uma relação de muito afeto e cuidado recíprocos. Para negócios seria indicado ter alguém a mais, para tratar da comunicação.

Câncer e Leão

O materno Câncer com o paterno Leão podem ser uma ótima combinação se Câncer tratar da sua insegurança, pois a altivez leonina irrita um inseguro Câncer e a insegurança canceriana cansa o Leão, que não lida bem com vitimismo. Leão, por sua vez, precisa entender que uma atitude mandona afasta o sensível Câncer, que precisa de afeto. Se ambos souberem vivenciar o melhor de seus signos natais, a relação pode ser ótima, pois são dois românticos e que gostam de dar e receber afeto. Nos negócios, melhor deixar Câncer com a parte das finanças e Leão com a parte da cara da empresa.

Câncer e Virgem

As coisas tendem a fluir com esses dois juntos. Ambos têm uma preocupação acima da média com alimentação e gostam, cada um à sua maneira, de se dedicar ao outro. Os dois têm os pés no chão quando o assunto são finanças. Mas o criticismo de Virgem pode abalar a estrutura emocional de Câncer e o protecionismo canceriano pode incomodar o exigente Virgem que, para além de defender os seus, quer ver tudo sempre melhor.

Câncer e Libra

Enquanto Câncer protege e defende os seus independentemente do que tenha acontecido, Libra está preocupado em ser justo, em avaliar os dois lados da questão. Esse embate pode gerar sérias discussões, pois Câncer vai ler a racionalidade libriana como falta de amor e Libra vai ler a parcialidade e protecionismo canceriano como falta de racionalidade e justiça. É preciso que Libra desenvolva muita compaixão e Câncer admita que só enxerga o lado que lhe convém afetivamente, para suprir suas carências emocionais. Para negócios a relação pode fluir melhor, já que um cuida da empresa (Câncer) enquanto o outro trata de questões técnicas e relacionamentos (Libra).

Câncer e Escorpião

Se ambos aprenderem a perdoar as decepções que qualquer relacionamento traz, podem dar certo, caso contrário, vai ser um tal de cara fechada pra cá e pra lá, sem diálogo sobre o motivo, que tornarão a convivência insuportável. É preciso que ambos reconheçam suas fragilidades emocionais e hipersensibilidade, pois falta aqui um lado mais racional e pragmático para acabar com mágoas por bobagem. Superado isso, podem viver muito amor e cumplicidade. Nos negócios, a combinação funciona bem, pois um sabe ganhar o dinheiro e o outro tem as estratégias para multiplicá-lo.

Câncer e Sagitário

A necessidade de liberdade do Sagitário é lida por Câncer como falta de interesse e o grude de Câncer espanta o Sagitário. São formas muito distintas de dar e receber afeto e isso pode ser um problema. Um típico Sagitário não consegue satisfazer a necessidade de atenção de Câncer e um típico Câncer não consegue dar o espaço que Sagitário precisa. A mente Sagitariana busca um propósito na vida e sua alma é alada; já Câncer busca segurança e sua mente está preocupada em defender os seus. É preciso que outros fatores no mapa indiquem compatibilidade, senão, espere muita discussão.

Câncer e Capricórnio

Os opostos complementares podem se dar muito bem se entenderem que Capricórnio, apesar de pragmático e orientado para o sucesso, tem uma natureza emotiva sufocada e que precisa encontrar um canal de escape, e Câncer pode lhe ensinar isso muito bem. Câncer precisa entender que sua necessidade de segurança demanda uma orientação mais pragmática e voltada para o mundo externo e não só para os cuidados da casa, de si e da família, e Capricórnio pode lhe ensinar isso muito bem. Se enxergarem assim, podem crescer muito juntos, senão, irão morrer criticando um ao outro, sem perceber que um guarda em si a sombra e a luz do outro.

Câncer e Aquário

O imparcial e impessoal Aquário não compreende nada bem como Câncer pode defender os seus entes queridos (leia-se: família) ainda que esses estejam totalmente errados. É muita falta de lógica para o Aquário suportar. Câncer entenderá a natureza Aquariana como fria e insensível e até egoísta, pois não compreende que acima dele e da família existe uma coletividade à qual ambos pertencem. É preciso que os dois compreendam que lógica faz bem e afeto também e que são tão importantes quanto cuidar da família, além de se preocupar com que tipo de descendentes irão deixar para o mundo e com que tipo de mundo irão deixar para os descendentes.

Câncer e Peixes

Muito carinho, romance, afeto e compreensão mútuos. Correm o risco de ficarem divagando muito se não se lembrarem de cuidar das coisas mundanas. O risco aqui é o mundo ao redor não aguentar tanta sensibilidade junta nem tanto grude. Contudo, as mudanças repentinas de rumo Piscianas podem deixar o Câncer bem inseguro, e a necessidade de que as coisas permaneçam sempre iguais pode afugentar o Pisciano, que segue o fluxo da vida, aceitando o que vier.

Confira também:

Mia Vilela

+ artigos

Mia Vilela é astróloga desde 2004, formada pela Regulus Astrologia. Suas consultas são voltadas ao autoconhecimento e previsões.

Desde a infância Mia sempre foi muito curiosa acerca da Astrologia, pois sua natureza controladora a fez desejar desvendar os mistérios do destino: como assim não podemos controlá-lo? Acabou por aprender que a nossa personalidade é o nosso destino e percebeu que a Astrologia, antes de um oráculo, é uma ótima ferramenta de autoconhecimento, bem como uma das inúmeras fontes de conhecimento sobre o funcionamento da personalidade humana.

Por meio de uma linguagem acessível, Mia espera poder compartilhar o que aprendeu e tem aprendido nesses anos, a fim de que mais pessoas possam ter acesso ao que a Astrologia tem a nos ensinar. Com isso, espera contribuir com uma sementinha para que os leitores depositem um olhar mais profundo sobre si mesmos, entendendo que, ao mudarmos nós mesmos, mudamos o mundo à nossa volta.