por Mia Vilela

Combinações entre os signos: Sagitário

Dando sequência à série de artigos sobre a interação dos signos entre si, passo a tratar da interação de Sagitário com os demais signos do Zodíaco.

Note que as análises feitas nesses artigos são genéricas e superficiais. A fim de verificar realmente quais são as facilidades e dificuldades a serem enfrentadas no relacionamento entre duas pessoas, é necessário realizar a sinastria dos mapas astrais.

Sagitário e Áries

O idealista Sagitário encontrou o empreendedor Áries, juntos sonham em dominar o mundo, mas precisam de pés no chão para não construírem um castelo de areia  – e isso inclui o relacionamento em si. Precisam aprender a ter humildade para se aceitarem como seres em evolução e que nenhum dos dois é o dono de nenhuma verdade. Caso contrário, trocarão faíscas de tempos em tempos. São dois apaixonados entre si e pela vida. 

Sagitário e Touro

Está difícil para o Touro acompanhar o ritmo do Sagitário, que não para nunca! E os sonhos grandes sem planejamento? Ai, ai, Touro vai procurar mostrar que o Centauro precisa ter foco em sua flecha e pensar em como vai fazer as coisas darem certo, que nem todo sonho é possível e isso vai ser interpretado por Sagitário como pessimismo. Sagitário precisa entender que Touro é mais lento, mas que tudo ali é sólido e duradouro como uma rocha e isso é justamente o que Sagitário precisa para acertar suas flechas no alvo certo. Touro precisa aprender que sair da zona de conforto e se arriscar pode até não dar certo, mas rende muita diversão e aprendizado, que é o que importa ao Centauro.

Sagitário e Gêmeos

Os opostos complementares. Gêmeos ensina Sagitário a lidar com a vida tal como ela é e não como Sagitário entende que deveria ser. Gêmeos operacionaliza os planos de Sagitário. Por sua vez, Sagitário ensina a Gêmeos que é preciso ter um alvo final a ser alcançado, que muitas ideias têm que ser reduzidas a uma. Mas ambos precisam aprender a levar as coisas até o fim se quiserem construir algo juntos.

Sagitário e Câncer

A necessidade de liberdade do Sagitário é lida por Câncer como falta de interesse e o grude de Câncer espanta o Sagitário. São formas muito distintas de dar e receber afeto e isso pode ser um problema. Um típico Sagitário não consegue satisfazer a necessidade de atenção de Câncer e um típico Câncer não consegue dar o espaço que Sagitário precisa. A mente Sagitariana busca um propósito na vida e sua alma é alada; já Câncer busca segurança e sua mente está preocupada em defender os seus. É preciso que outros fatores no mapa indiquem compatibilidade, senão, espere muita discussão. 

Sagitário e Leão

A festa está feita. São dois seres sociais e que pretendem desfrutar da vida, preferencialmente no jet set! São dois apaixonados, mas que também precisam de sua individualidade e, portanto, entendem-se bem. Contudo, o pessimismo leonino pode irritar o otimista Sagitário e o excesso de otimismo desse pode irritar o cauteloso Leão, que entenderá isso como falta de pé no chão.

Sagitário e Virgem

O ânimo aventureiro do Centauro causa muita ansiedade e insegurança em Virgem, que prefere pés mais no chão. A ansiedade e senso crítico de Virgem fazem o otimista Sagitário enxergar um pessimista chato em Virgem. Sagitário precisa entender que se Virgem tem senso crítico e aponta problemas concretos, o faz de maneira objetiva, enquanto Sagitário faz o mesmo julgando, o que é pior! Se entenderem que fazem a mesma coisa de jeitos diferentes, podem encontrar um lugar de compaixão. E nunca é ruim para Virgem aprender a se desprender de suas ansiedades nem para Sagitário aprender a organizar seus planos e ter pés mais no chão.

Sagitário e Libra

Está aí uma combinação harmoniosa. Ambos buscam justiça, mas Libra analisa todos os lados e procura compor, enquanto Sagitário estabelece um sistema de verdades interno e julga. Assim, um pode contribuir para o aprimoramento da visão de mundo do outro, pois se completam de certa forma. Ambos gostam da vida social e são pouco sentimentais, mas Sagitário é mais paixão e impulso e Libra mais romance e ponderação. Se souberem aceitar essas diferenças, podem ser felizes juntos.

Sagitário e Escorpião

Se Escorpião souber receber, Sagitário lhe dará a leveza de que precisa para encarar a vida e lhe ensinará como ser otimista e confiante (sim, Escorpião vive com medo). Por sua vez, Escorpião pode dar o chão firme de que Sagitário precisa e traçar as estratégias para que as flechas do Arqueiro atinjam seu alvo. Mas é preciso que Escorpião desenvolva paciência para entender a necessidade de movimento e ausências de Sagitário, e que esse compreenda a intensidade e ciúme de Escorpião.

Sagitário e Sagitário

Dois Centauros apontando suas flechas ao infinito e aproveitando a jornada mais do que o destino. Correm o risco de conquistar metas incríveis e não darem o devido valor, buscando sempre algo que nem sabem ao certo o que é. Embora se divirtam muito juntos e possam ter muito amor e cumplicidade, se não tiverem persistência nem foco, correm o risco de viverem em castelos de carta, o que inclui a relação em si, que pode nunca corresponder às inalcançáveis expectativas sagitarianas.

Sagitário e Capricórnio

Os sonhos grandes de Sagitário encontram um realizador em Capricórnio, que coloca ordem no recinto e traça planos de ação concretos. O pessimismo de Capricórnio e sua melancolia encontram um santo remédio no alegre e otimista Sagitário, que compreende que fazer as coisas com alegria e ter vários contatos é a fórmula da boa sorte. A questão é se ambos vão olhar essas diferenças dessa forma positiva ou se Capricórnio vai acusar Sagitário de ser idealista e Sagitário vai acusar Capricórnio de ser pessimista. Sem muito sentimentalismo (pois ambos são emocionalmente mais distantes), se souberem ver que, no fundo, têm o que o outro carece, podem se dar muito bem juntos. 

Sagitário e Aquário

Duas pessoas com forte necessidade de espaço e liberdade, e cujo plano mental é importante, mas de maneiras distintas. O filosófico Sagitário encontra na mente científica de Aquário o fundamento e concretude necessários para dar mais realismo a seus ideias. O cético Aquário encontra na mente filosófica de Sagitário a importância de um sentido na vida e de uma relação com a mente superior e espiritual. Se souberem aceitar essas diferenças como algo que os engrandece, podem dar muito certo juntos.

Sagitário e Peixes

Os constantes julgamentos de Sagitário podem melindrar o sensível Peixes, cuja alma é mais compassiva. O romântico Peixes pode afugentar o Sagitário, que não lida bem com muito “mel” na relação. Ambos precisam de movimento e vida social, mas fora isso, as diferenças são maiores que os pontos em comum. Falta a ambos senso prático.

Confira também:

Mia Vilela

+ artigos

Mia Vilela é astróloga desde 2004, formada pela Regulus Astrologia. Suas consultas são voltadas ao autoconhecimento e previsões.

Desde a infância Mia sempre foi muito curiosa acerca da Astrologia, pois sua natureza controladora a fez desejar desvendar os mistérios do destino: como assim não podemos controlá-lo? Acabou por aprender que a nossa personalidade é o nosso destino e percebeu que a Astrologia, antes de um oráculo, é uma ótima ferramenta de autoconhecimento, bem como uma das inúmeras fontes de conhecimento sobre o funcionamento da personalidade humana.

Por meio de uma linguagem acessível, Mia espera poder compartilhar o que aprendeu e tem aprendido nesses anos, a fim de que mais pessoas possam ter acesso ao que a Astrologia tem a nos ensinar. Com isso, espera contribuir com uma sementinha para que os leitores depositem um olhar mais profundo sobre si mesmos, entendendo que, ao mudarmos nós mesmos, mudamos o mundo à nossa volta.